terça-feira, 2 de março de 2010

Cozinhar no masculino

Os tempos em que a mulher era a fada do lar já lá vão. Pelo menos entre as mulheres com tendência para a independência, e com alguns laivos feminismo. Sentir-me-ia tentada a dizer que é bem mais sedutor nos nossos dias um homem que saiba cozinhar, do que propriamente uma rapariga…

Não creio que as mulheres de hoje acenem como bandeiras de conquista serem boas cozinheiras, boas donas de casa, capazes de passar camisas sem um vinco, e já agora coser os buracos das meias com um ovo de madeira! Estas passaram a ser somente cerejas no topo do bolo!!!!

Pelo contrário, são os homens de hoje que têm de acenar com o lenço da capacidade de desempenhar tarefas domésticas, e não numa óptica de ajudar a mulher… Ora essa as responsabilidades têm de ser partilhadas! Ajudar é um verbo que não se conjuga no seio de uma família das novas gerações. O homem que não seja capaz de pronunciar a palavra iniciativa e partilha, conjugada em verbos como aspirar, limpar, arrumar, e cozinhar corre o risco de ver a sua essência reduzida a um só adjectivo: inútil.

(Esta teoria é aplicável em particular a casas onde as empregadas têm uma presença esporádica. Mas também se aplica, embora em menor escala, a lares em que as empregadas diárias sejam uma constante.)

Qualquer homem devia saber que saber cozinhar tem o seu quê de romântico, de atraente e até afrodisíaco. Revela a capacidade criativa e a sensibilidade masculina. Denota autonomia, e mesmo que de forma inconsciente faz com que a mulher pense que tem perante si alguém de horizontes largos… Não se associe o verbo cozinhar a complicar. Basta saber fazer, mesmo que seja uma salada de ovas, ou uma salada de frutas ímpar.

E assim termino com uma receita que me foi dada pela minha caríssima Ruanita. Simples, prática e muito nutritiva…

SOPA DE PEIXE
Batata, cebola, um dente de alho, alho francês, cenoura, tomate (no caso de a sopa ser consumida no próprio dia, caso contrário azeda), coentros, lombos de pescada (ou outro peixe), sal q.b., azeite.

Cozem-se todos os legumes, junto com os lombos de pescada, e uma pitada de sal. Retiram-se os lombos de pescada e trituram-se os legumes. Desfiam-se os lombos em lascas grossas e misturam-se com o puré já triturado. Rega-se com um fio de azeite de deitam-se coentros a gosto. Depois de levantar fervura, deixar cozer um ou dois minutos.

Et voilá… pronta a servir!

Nota: Quem quiser pode acrescentar miolo de camarão, de berbigão, de mexilhão, ou mesmo delícias do mar. Estes podem ser adicionados já depois da sopa estar triturada uma vez que o tempo de cozedura é inferior. Neste caso não voltar a colocar de imediato as lascas de peixe, nem os coentros, que devem ser colocados sempre no final.