segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Efeito de Resistência


Por vezes mais do que adiar, ao bom estilo descrito por António Variações “É pr’amanhã, bem podias fazer hoje, porque amanhã sei que voltas a adiar…” criamos perante determinada tarefa o chamado Efeito de Resistência.

Cada vez que pensamos em realizá-la ocorrem-nos mil e uma novas tarefas, e aquela que devia ser a nossa prioridade vai ficando cada vez mais para trás. E não é que a tenhamos esquecido, pelo contrário ela está bem viva na nossa memória, tão viva e com uma transmissão de sensações tão negativa, que é inevitável não sofrer quando começa a chegar o novo momento de a concretizar.

Então o Efeito de Resistência duplica e adiamos, mais uma vez e outra e outra e outra. Até que não podemos adiar mais. Cansados iniciamos a tarefa, com a certeza de que ficará muito aquém das nossas reais capacidades.

Aí culpamos o diabinho que mora em cima do nosso ombro esquerdo, e que passou o tempo a alimentar a nossa mente com desculpas esfarrapadas que nos afastaram daquilo que era realmente inevitável.

Aprender a contrariar o Efeito de Resistência é sem dúvida um bom passo rumo à excelência. Conseguiremos fazê-lo?… acredito que sim, com perseverança e vontade de nos superarmos. Até porque quanto mais cedo terminarmos a horripilante função mais cedo nos livramos do desconforto mental que é pensar em realizá-la.