quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O peixe que sabia a mofo…

O peixe que sabia a mofo, ou a noite em que o Benfica perdeu com o Porto.

Final de tarde de Sábado. Segundo o comentário do LC, para ser um Sábado perfeito só faltava jantar num sítio simpático e o Benfica ganhar a taça. Nesse mesmo dia o meu rico primo infernizara a vida à namorada e à irmã, barafustando contra a praia, que os três desfrutaram durante toda a tarde.

Os nossos planos convergiram com os deles nesse final de Sábado em Galapinhos. “E que tal se fossemos a Setúbal comer um belo peixe assado?”. Alinhamos de imediato. “Pedimos a uns amigos umas dicas de um sítio descontraído, com peixe fresco e sobretudo que tenha grandes ecrãs plasma”, comentaram.

Descemos a Avenida Luísa Todi. Estacionamos e dirigimo-nos para o pé da lota. Do restaurante nada. A caríssima prima, triste por não encontrar o local, telefona à amiga para que lhe desse as coordenadas precisas. Et voilá… caminhamos junto ao Sado rumo a uns terrenos mal amanhados e descobrimos o “Bombordo”.

O aspecto meio sujo deixou-nos reticentes, mas a proximidade da hora do jogo, levou a que entrássemos. Deparamo-nos com dois televisores com ar de caixote, um dos quais estava avariado. O primo começou a ficar alterado. Avisaram-nos que dentro de instantes ia começar um momento de música ao vivo. O cenário ideal. O jogo mal se via. O artista cantava Rui Veloso (versão brasileira) em plenos pulmões.

O pior não tardava a chegar. O peixe. Um rodízio de peixe que devia conhecer todos os setubalenses, ou talvez todos os habitantes do distrito.

Salgado. Torriscado….Carapaus a saber a mofo. Os clientes da casa condiziam com o ambiente em geral. Quanto à cereja no topo do bolo: baratas castanhas a passear na calçada…. Felizmente conseguimos resistir à tentação imaginativa de as vislumbrar dentro do recinto.

E no meio disto o Benfica perde. E alguém na mesa quase que estrangula os companheiros de jantar… Sobrevivemos ilesos!!!!