quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pendurite… mais ou menos aguda

A pendurite, mais ou menos aguda, é um distúrbio típico dos condutores… que não estão a conduzir.

Vejamos. No momento em que o condutor passa para o lugar do pendura, geralmente num carro que não é o seu, a pessoa começa a sofrer um processo de transformação. Olha fixamente para a estrada. Um nervoso miudinho percorre-lhe todo o corpo. Começa-se a mexer no banco. Pressiona os pés contra o vazio em busca do pedal do travão.

Numa outra fase da pendurite, o pendura, chega a pressionar um braço, uma perna, ou o pescoço do condutor exteriorizando assim sua intenção de travar.

Às manifestações físicas acrescem manifestações verbais. São muito comuns interjeições como “o sinal está vermelho”, “tens aí um stop”, “não vás na faixa da esquerda”, “não te aproximes tanto do carro da frente”, “daquele lado há menos fila”, “podias ter seguido por ali”… às vezes é mais directo outras vezes opta pela técnica das dicas, em que vai subtilmente (pensa ele que é subtil) dando sugestões de condução.

A pendurite tolda portanto a parte racional, que permite ao pendura verificar que o actual condutor também tem olhos, cérebro e mais…SABE conduzir!!!

Testes comprovaram que se o condutor for pendura no próprio veículo a manifestação da pendurite quadruplica de intensidade.