terça-feira, 3 de maio de 2011

A poupança é um estado de alma

Há dias em conversa com uma amiga esta comentava o lema utilizado pelo tio, frequentemente apelidado de forreta: “A poupança é um estado de alma”.

Não podia estar mais de acordo. Afinal uma parte das fortunas mundiais, não é hereditária, mas fruto de filosofias ao bom género “tio patinhas”, em que a poupança aliada ao investimento inteligente fazem multiplicar tostões.

Na verdade a poupança é contagiante. Quanto mais se amealha, mais vontade tem de se amealhar. O problema é que se passa o mesmo com o consumo, quanto mais se compra mais vontade tem de se comprar (comprar como sinónimo de gasto em coisas que nos fazem sentir especiais, desde uma peça de roupa, a uma ida a um spa, ou a uma viagem) … são ambos formas de vida.

Em qualquer uma das opções estamos a fazer um investimento em nós próprios. Só não vale cair em manicaísmos extremistas formiga versus cigarra, que é como quem diz poupança exacerbada vs consumo desenfreado. Afinal um vício é a transformação de um prazer numa doença.

Nos tempos que se avizinham há que estabelecer prioridades e cultivar uma atitude responsável, com gestos simples… e porque não introduzir o conceito de poupança como um verdadeiro estado de alma?!!