segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O artista


“O artista” foi o filme vencedor da 84ª edição dos Óscares. Francês, mudo e a preto e branco tornou-se o primeiro filme não anglo-saxónico a vencer o prémio de "Melhor Filme". Arrecadou ainda as estatuetas douradas de melhor actor, Jean Dujardin, melhor realizador, Michel Hazanavicius, melhor guarda-roupa e melhor banda sonora original.

O filme conta a história da decadência do cinema mudo e os primeiros tempos do cinema sonoro. A personagem, George Valentin, interpretada por Jean Dujardin , é uma estrela do cinema mudo que não aceita as mudanças na indústria, trazidas pela introdução do som. Para mostrar que o cinema mudo continua a ser o preferido do público Valentin tenta produzir os seus próprios filmes mudos, que não têm a aceitação daqueles que o adoravam. A estrela cai… e a fama dá lugar ao insucesso. Em simultâneo, a jovem actriz Peppy Miller, interpretada por Bérénice Bejo, que Valetin ajudara a lançar torna-se na nova deusa do cinema sonoro.

No final de uma forma peculiar Valetin acaba por se render aos novos encantos da sétima arte.

Um filme mudo onde aparecem inusitados momentos sonoros. Uma experiência “nova”… a mensagem para além da palavra. Recomendo.