segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um pensamento de Pablo Neruda

Mediremos a vida em metros, quilómetros ou meses?

Pablo Neruda (1904-1973)


A Su trouxe-me esta frase de outro continente. Achei-a deliciosa. Está pendurada junto à minha secretária, e é inevitável contemplá-la de vez em quando.

Tenho com ela uma conexão especial. Pouco tempo antes de a receber tinha dado por mim a questionar-me sobre algo parecido. Mas com a inocente pretensão de que era um pensamento tão simples, e tosco, e estapafurdio, que ninguém alguma vez perderia tempo a desconstruí-lo.

Dei por mim a passar no corredor de passadeira vermelha pelo qual caminho quase todos os dias há nove anos. E pensei. "Há tanto tempo que passo aqui, para trás e para frente... Quantos quilómetros já terei percorrido neste corredor ao longo deste tempo?

Quantas estações passaram? Com quantas roupas diferentes? Com quantos papeís mão? Com quantos pensamentos? Com quantas dúvidas? Com quantas alegrias? Para trás e para a frente... Quantos quilómetros?!"

Talvez Neruda estivesse a passar no seu corredor vermelho quando reflectiu sobre isto. Talvez tenha percebido que a vida não se mede em metros ou quilómetros ou meses, mas sim em emoções. Em rasgos de felicidade. É isso que lhe dá sentido. Seja lá o que o que signifique a felicidade para cada um de nós...