quinta-feira, 15 de julho de 2010

A arte de Regatear – Parte II

Na Medina de Nabeul afinamos a arte de regatear. Confesso que ter de regatear me deixa meio enlouquecida. Quando um objecto que custa de início 45 dinares tunisinos (1 dinar = 0,53 euros) consegue ser comprado por 10 dinares depois de muito esforço, imagine-se as vezes que não perdemos a oportunidade de grandes descontos porque temos a tentação de converter em euros.

Na mesma manhã fomos até à Medina antiga de Hammamet. As ruas são limpas e estreitas. Os pormenores que se encontram ao virar de cada esquina fazem as delícias dos fotógrafos. Numa das lojas a senhora queria trocar o meu porta moedas por um objecto da loja. À entrada da Medina um homem com um grande chapéu de flores na cabeça aproximou-se de mim e sugeriu que tirássemos uma foto com ele. Cedemos. De seguida queria-me vender jasmim, e pôr-me o chapéu na cabeça. Acabamos por ter de lhe pagar um dinar pela foto inicial.

Tudo é motivo para se pagar um dinar. Nas visitas aos monumentos para além da entrada pagamos um dinar pelo direito a fotografar. A verdade é que mesmo o que é pensado para turistas, custa metade do que pagamos em Portugal por qualquer coisa.

Dias depois fomos até ao deserto…

Continua…