domingo, 6 de janeiro de 2013

Um homem não chora

 
Um homem não chora… só se não calhar!
 
Ok uma mulher chora mais. Deve ter um saco lacrimal proporcional à sensibilidade. E à capacidade de se emocionar mais frequentemente. (Assim, tipo eu esta tarde a ver os Miseráveis, quando na cena final deixei verter uma lagrimazinha que me percorreu o rosto. Deixei-a cair para evitar o gesto de a parar.) No fim todos temos vergonha de nos mostrarmos crus e humanos.
 
Estupidamente as lágrimas estão associadas a fraqueza. É por isso que só em último caso os espécimes do sexo masculino choram em público.
 
Entre nós mulheres há uma espécie de empatia inata. De compreensão instantânea. Uma sensação de deja vu, que nos permite ter a certeza de que tudo vai ficar bem.
 
Confesso que de todas as vezes que vi um homem chorar me senti mais impotente perante a sua tristeza. “O caso é grave!” Pensamos e tentamos que o momento passe depressa porque nos sentimos desengonçadas ao dar um abraço, ou a passar a mão pelo cabelo. Na verdade ficamos enternecidas por ver que pouca coisa se explica apenas pelo género.
 
Um homem não chora… só se não calhar... e é tão bom saber isso!