sábado, 12 de setembro de 2009

A um saltinho dos 30

Os 29 anos são complicados de gerir.
Emocionalmente começamos a pensar que entramos numa nova década, e inevitavelmente tendemos a fazer o balanço dos doze anos que se seguiram à almejada maioridade.

A verdade é que a maturidade só agora começa a chegar. As emoções são mais fáceis de gerir. Mas há algo que nos começa a fugir… a juventude. Deixamos de ser novos e passamos a adultos. Começam a chamar-nos de senhores/as.

Pensamos nos projectos que concretizámos e naqueles que permanecem sob a forma de projecto. Apesar de os dias terem 24horas, nunca temos tempo. Não há tempo para ler, para estar com a família, com os amigos, para estudar, para namorar e para ir beber um copo. As semanas voam e damos por nós a pensar nas prendas de natal. E a pensar que para o ano tentaremos de novo…

Até que um dia batem à porta. Quem é… são os teus 30 anos!!!! Que te ditam que está na hora de deixar de adiar. Que é preciso terminar projectos e começar novos. Que vais ter de conformar com a ideia de que há sonhos que têm de ficar para trás, e que tens de aprender a enfrentar isso sem mágoa.

Eles também te dizem que já tens linhas no contorno dos olhos, que pareces um gato assanhado quando te ris. Mas que ainda podes usar mini saias mais uns anos sem pareceres ridícula.

Os teus trinta anos levam-te a reflectir e a pensar no teu projecto de vida. Angustiam-te por já ter passado tanto tempo, mas em simultâneo fazem-te sentir feliz, porque tiveste o prazer de conhecer dezenas ou centenas de pessoas, de leres muitos livros e conheceres bons autores, de experienciares muitas histórias dos filmes e descobrires a obra de realizadores fantásticos. Fizeste memórias, fizeste escolhas, criaste um trilho para a tua vida e modificaste a vida de outros.

Já viste paisagens inesquecíveis, já partilhaste gargalhadas que pareciam não terminar, já choraste até não teres olhos, e quem sabe já gritaste até perder a voz. Com certeza já amaste e já deste o beijo que achaste ser o melhor da tua vida.

Muita água correu por baixo da tua ponte, mas muita ainda há para correr… e se até agora viajaste numa jangada… é a altura exacta de comprares uma bússola e descobrires o teu norte.


PS: Claro que a teoria não se aplica a todos os pré-trintões mas a um grupo de insatisfeitos cujas decisões não foram talvez as mais interessantes e profícuas.