quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Erros ortográficos

Lembro-me dos puxões de orelhas que a minha professora da escola primária me dava depois dos ditados e composições. Certa altura consegui escrever ambulância com três erros diferentes no mesmo texto. Talvez fosse apenas excesso de imaginação, só a Senhora é que não compreendia a minha veia artística…

Curiosamente, nunca levei com uma régua, um apagador ou com um ponteiro no alto da cabeça, mas as minhas orelhas passaram por várias tonalidades de encarnado e por temperaturas diversas (foi uma sorte não ter furos na altura!!!!).

Há coisas que mudam tão lentamente… Os acentos nos i’s raramente faziam parte do meu vocabulário, assim como meia dúzia de outras pérolas básicas que só deixei de cometer num passado próximo... claro que há outra meia dúzia me tem acompanhado em mais de vinte anos de escola.

O corrector ortográfico do Word é uma daquelas bênçãos inqualificáveis das tecnologias modernas. Ele completa palavras, sugere tempos verbais, sinónimos, conjugações de plural ou singular… um verdadeiro salvador do português mais incauto, quer se tenha dúvidas ou simplesmente distracções.

E agora sim vem o importante, visto que o texto foi apenas uma desculpa para deixar um link para um teste de português. Boa sorte! http://www.anossaescola.com/tarouca/recursos/Escolhamultipla2.htm

Ps. Vergonhosos 82%