Há pouco tempo atrás tinha o hábito de fazer uma lista das compras que adquiria em promoções. Somava o que tinha gasto, somava os preços originais e subtraía o primeiro ao segundo. E eis que surgia o número de poupança. Tendencialmente esquecia o número real da compra, visto que as mais das vezes revelava demasiado entusiasmo…!!
Vendo bem as coisas, será que a maioria de nós poupa alguma coisa nos saldos, nas promoções, e em toda uma panóplia de campanhas que induzem à ideia de ganho extra?… Não creio. Simplesmente compramos o dobro.
O preço está convidativo, a etiqueta anterior faz com nos sintamos inteligentes por adquirir algo valioso a um valor inferior. Assim em vez de uma camisola, compramos duas. Em vez de um cd, compramos dois. Em vez de um livro, compramos três...
No final temos uma lista de coisas muito úteis, outras inúteis, umas necessárias, outras acessórias, umas boas, outras rascas… e lá vamos alimentando a nossa essência consumista.