quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Auto-motivação


Quando a entidade patronal deixa de se preocupar com o colaborador, tem ele próprio de arranjar mecanismos de auto-motivação, sob pena de vir a encarar o local de trabalho como uma espécie de buraco negro, pelo qual caminha sem perceber muito bem onde acaba o dia e começa a noite, onde começam os segundos e acabam as horas.

Sob pena das rotinas se tornarem partes tão integrantes desse universo que se fundem na pessoa, e acaba por começar a ficar desmotivada…. E mais do que nos tornarmos improdutivos, acabamos por nos tornar insatisfeitos!

Então perguntamo-nos, que raio podemos fazer para combater a situação…

No meio de salários congelados, salas sem luz natural, salas com excesso de frio, outras com excesso de calor, acções de formação inexistentes, insectos recorrentes fruto da antiguidade do espaço, planos de progressão inexistentes… sinónimos de estagnação é preciso encarar o lado positivo de tudo.

Cada dia pode ser uma forma de nos auto-superarmos. Criarmos os nossos objectivos, e querermos ser excelentes para nós próprios… inventivos, criativos, auto-avaliarmo-nos, termos a capacidade de perceber naquilo em que podemos melhorar.

Fazer da empresa a nossa empresa, e até esquecer por momentos quem nos “governa” e “dirige”. Se a micro-equipa com que trabalhamos também ela procurar a excelência, podemos na maior parte das vezes afastar de nós a ideia de que há uma entidade desinteressada na nossa existência, apenas preocupada com resultados.

E afinal há sempre o depois das 18horas… e um mundo de coisas novas para fazer todos os dias… como cantaram os Monty Python, no filme Life of Brian: ALWAYS LOOK ON THE BRIGHT SIDE OF LIFE!