segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

As legendárias meias de Natal

Em conversa com uma amiga descobri que uma das suas prendas favoritas tinham sido umas meias de riscas. Meias?! Gargalhada geral... Quem havia de dizer que as famigeradas meias que levaram gerações a sair das listas de prendas, tinham regressado e imagine-se com medalha de bronze.

Nem a propósito, no almoço natalício com os meus septuagenários avozinhos, eis que questiono a minha avó sobre a essência de oferecer meias. A resposta não podia ser mais ilustrativa: “Meias de lã quentinhas, bem bom!”.

A verdade é que umas meias de algodão coloridas e bem dispostas, são suficientes para marcar presença, e não desiludirem, ao contrário de muitos outros objectos que nos oferecem e são verdadeiros tiros ao lado… não encantam mas desencantam e fazem-nos pensar “É assim que me vêem para me oferecer isto????”.

Já fora da óptica das trocas de presentes simbólicas, ou dos laivos de verdadeiro consumo, curiosamente não ouvi ninguém a desejar ardentemente nenhum bem material.

Inconscientemente (ou não) as pessoas pedem novos projectos profissionais, que os amores antigos regressem, ou que apareçam novas paixões, querem ter mais amigos, querem ingressar em novos cursos, querem construir e dar sentido à vida… sobretudo querem tornarem-se melhores pessoas e mais felizes… seja lá o que isso for!!!