quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O cérebro feminino – Parte I

O cérebro feminino é um livro da neuropsiquiatra americana Louann Brizendine. Diria que satisfaz uma série de curiosidades acerca das diferenças fisiológicas entre homens e mulheres, que têm na verdade fortes repercussões comportamentais.

Vou deixando algumas passagens que me parecem interessantes. Embora muito à laia do “sabia que”, farão de certeza um brilharete em qualquer conversa no âmbito da guerra dos sexos!

1- O cérebro dos homens é cerca de 9% maior que o das mulheres, mesmo tendo em conta as dimensões corporais. No entanto, o número de células cerebrais é igual nos homens e nas mulheres. O que acontece é que nas mulheres surgem mais compactadas, apertadas num crânio mais pequeno, como se fosse um corpete.

2 -As hormonas têm o poder de determinar aquilo que o cérebro está interessado em fazer. Cada estado hormonal – infância, adolescência, idade do namoro, maternidade e menopausa - actua como fertilizante para diferentes conexões neurológicas que são responsáveis por novos pensamentos, emoções e interesses.

3 -As mulheres são capazes de recordar os pormenores mais íntimos dos seus primeiros encontros amorosos e das discussões mais acesas, ao passo que os maridos mal se recordam dos acontecimentos. A química e a estrutura cerebral são responsáveis por isso.

4- Nas áreas cerebrais destinadas à fala e à audição as mulheres dispõem de mais 11% de neurónios que os homens.

5- Os homens têm um volume cerebral duas vezes e meia maior no que respeite ao apetite sexual, assim como também é maior o espaço dos centros destinados à acção e à agressividade.

6 – Os homens dispõem de um processador de maiores dimensões no núcleo primitivo de cérebro que regista o medo e desencadeia a agressão – a amígdala.

Continua...