terça-feira, 26 de janeiro de 2010

22h21m: a hora que ninguém desconfia


Maravilhosa… a cobertura mediática em torno da entrega do Orçamento de Estado 2010.

Fiquei na Sic Notícias alguns minutos a assistir a uma espécie de olimpíadas, onde se esperava ardentemente que Teixeira dos Santos trouxe-se a Pen com o Orçamento. “A Pen está quase a chegar”… qual tocha a iluminar o início de mais um ano financeiro.

De Pen no bolso Teixeira dos Santos terá saído da Praça do Comércio, corrido a passos largos pela Avenida da Liberdade, talvez tenha voltado na Praça da Alegria, subido até ao Príncipe Real, acelerado até ao Rato e voltado para trás em direcção a São Bento. Talvez tenha sido a escolha do percurso que atrasou a entrega… talvez a Av. 24 de Julho tivesse sido a escolha mais acertada… talvez a entrega tivesse sido a horas… mas por certo não teria o mesmo encanto, não ocuparia o mesmo tempo de antena, não serviria de inspiração para relatos sumarentos e tão cheios de conteúdo.

Depois de um longo percurso, eis que o Atleta chega ao estádio, tira dois cartões do bolso e entrega-os a Jaime Gama, que os agita com um ar de satisfação enquanto se deixa fotografar, num momento que fica cristalizado para a posteridade.

Por entre os flashes e as imagens de jornalistas em fúria lia-se no ecrã da Sic o seguinte requinte temporal: Orçamento entregue às 22h21m.