quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Novo ano – última parte – Resoluções e Expectativas

É curioso como as pessoas necessitam de estabelecer fins, começos e recomeços. Como precisam de fazer compromissos consigo próprias de modo a alcançar metas, que adiam e reprogramam e concretizam e... e... e... e…

O fim do ano é uma dessas alturas. Uns não querem acabar o ano velho com assuntos pendentes, outros fazem listas de resoluções mentais ou escritas. Alguns almejam um ano melhor, outros que seja tão bom como o anterior.

Uns tantos agradecem, outros praguejam… em comum têm todos um desejo de qualquer coisa.

Desejam reinventar-se e serem pessoas: mais realizadas, mais felizes, mais bondosas, mais disciplinadas, mais em forma, mais rígidas, mais flexíveis, mais risonhas, mais condescendentes, mais exigentes, mais loucas, mais certinhas, mais viajadas, mais ponderadas, mais profissionais, mais certeiras, mais simples, mais complexas, mais sociais, mais recatadas, mais equilibradas, mais desvairadas, mais disponíveis… seres humanos mais polidos, mais crescidos, mais maturos…

Desejam aprender com os erros, tomar as decisões correctas. Por isso comem passas às doze badaladas, olham para a primeira estrela que aparece no céu durante a noite, comem bolo rei no dia de reis e não se inibem de PEDIR… porém às vezes esquecem o principal: AGIR.

Que 2010 seja fundamentalmente um ano de acção.

Ps. Fim da noite: cachorro quente na 24 de Julho