quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os novos 40... 50 e já agora 30...


Quando o regresso a casa nos permite um momento de pausa, em especial se forem vinte minutos ao sabor das ondas, numa hora tardia e sem quase ninguém em redor, uma de várias coisas podem ser feitas: pôr a conversa em dia ao telefone (invariavelmente a chamada cai a meio do percurso), dormir (correndo o risco de ressonar ou ficar de boca aberta em público) ou ler.

Ler um jornal, um livro, uns apontamentos, ou… uma Vogue.

Hoje li a Vogue. Flash idades: Fabulosa aos 40. (Os olhos recaem sobre a fotografia de Alexandra Lencastre que personifica o conceito na perfeição) O artigo procura responder à questão se os 40 são os novos 20. Páginas à frente acrescenta-se noutro artigo que os 50 são os novos 30.

Aceito todas as explicações lógicas. A mudança do estilo de vida faz com que as exigências pessoais e sociais, que outrora se colocavam aos 20 e aos 30 anos hoje se tivessem mudado para as faixas etárias seguintes. Entre outros pormenores é fácil perceber a tendência de que as mulheres (e homens) querem assentar mais tarde, sair de casa mais tarde, ter filhos mais tarde… fazer tudo mais tarde. A cosmética e a estética dão também uma ajudinha no estado de rejuvenescimento (já sem falar no Photoshop)….

Digeri o artigo. Recebi os estímulos consumistas de outras páginas. Poucas horas depois eis que chego à frente do espelho para a aplicação da panóplia de cremes diários que me alimentam a ilusão de manter o estado de conservação e juventude por mais uns anos.

O pensamento foi imediato. Sou adolescente outra vez. Que raciocínio tão simples... Se os 40 são os novos 20, os 50 os novos 30…. Ora eu tenho 30, logo devo estar de novo na fase da adolescência - das borbulhas, das indecisões, das paixonetas, de ouvir a mesma música uma tarde inteira, das respostas tortas, de estudar nas vésperas dos testes, de fumar cigarros às escondidas, de escrever cartas de amor, de falar em código com as amigas, de escrever um diário (neste caso um blog)….

Caros trintinhos e trintões se pensavam que a adolescência já vos tinha dado tréguas, desenganem-se e preparem-se… dizem as tendências que ELA acabou de regressar… mais problemática que nunca! Com um bocado de sorte faz-se acompanhar de uma depressãozinha que também está muito na moda. Let the show begin!!!!