sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O nosso Idéiafix


O cão mascote da aldeia do Asterix, o Idéiafix, faz parte do nosso imaginário. Em pequenos limitamo-nos a achá-lo “fofinho”, quando crescemos acabamos por perceber que este personagem é parte integrante da nossa vida. Passo a explicar.

O nome provém do francês ideé fixe que é como quem diz ideia fixa. Facilmente se percebe o porquê da analogia.

Por vezes cegamos com as nossas próprias ideias, queremos porque queremos – seja lá aquilo que for - sem olhar a meios, consequências, ou figuras impróprias…

O Idéiafix que há dentro de cada um de nós manifesta-se nas mais diversas ocasiões. Quando queremos comprar aquela nova tecnologia que nos faz mesmo falta, ou aquele parzinho de sapatos sem o qual não conseguiríamos voltar a andar… mesmo que a tecnologia nos deixe na banca rota e os sapatos sejam tão altos que tenhamos de parar a cada metro.

Quando nos dizem para irmos para a direita e resolvemos ir para a esquerda porque achamos que é um atalho e acabamos atolados numa estrada de areia.

O Ideiafix materializa-se no nosso lado irreflectido, pouco ponderado e até mesmo irracional que por vezes se apodera das nossas atitudes. É assim porque é… e venham-nos lá dizer o contrário.



Nota: O Asterix e os seus amigos completaram uns divertidos 50 anos de existência no dia 29 de Outubro de 2009.