quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quem nunca se confrontou com um Chico (Esperto) levante o braço!

Os Chicos Espertos são figurinhas quotidianas, que normalmente irritam grandes percentagens dos demais indivíduos obrigados a conviver com eles. São tipos (ou tipas) que querem parecer inteligentes e ter uma palavra sobre tudo… porque se consideram iluminados. Muito embora a opinião pública seja bem diversa da opinião do Chico.

O Chico acha que diz coisas acertadas. Gosta de intervir sem razão de ser. Gosta de se ouvir. Às vezes é realmente conhecedor de alguma coisa, mas a sua ânsia de protagonismo retira-lhe qualquer hipótese de brilhar.

Em todas as turmas há um Chico. Qualquer que seja a idade ou o credo. São uma espécie de melgas num quarto às escuras que todos ouvimos zumbir sem as conseguir calar.

Nos locais de trabalho existem Chicos semelhantes. Ansiosos por darem nas vistas têm sempre resposta, e sentem-se os mais engraçados. Têm de ter piada e uma última palavra a dizer. Não admitem rivais. Muitas vezes, por trás da sua capa de Chicos sem papas na língua são tipos perigosos...

Também os há de outros géneros: o que se põe à frente na fila de atendimento; o que se senta no lugar reservado a velhinhos e fica a olhar para a janela a disfarçar; o que compra comida feita e recebe elogios como se fosse um óptimo cozinheiro sem confessar que o mérito não foi seu; o que passa nas portas do metro colado à pessoa da frente para não ter de pagar bilhete, etc, etc, etc…

Estes são Chicos menores… pois vemo-los apenas o tempo suficiente para nos apercebermos da sua Chiquice. Quanto aos outros….!